A CEO da SPRINT Dados, Rayane Ruas, acompanhou a comitiva dos ganhadores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade (edição 2022-2023) em uma viagem à região da Catalunha, na Espanha. Foram cinco dias de imersão a conhecer, in loco, práticas de desenvolvimento do turismo sustentável.
A viagem iniciou na cidade espanhola de Barcelona, onde o grupo conheceu as ações de sustentabilidade dos hotéis Majestic Hotel & Spa Barcelona e do Mandarim Oriental. Também conheceram o El Nacional, no passado foi um estacionamento subterrâneo e remodelado em um espaço gastronômico moderno, dispondo seis restaurantes expoentes da gastronomia espanhola para os turistas se deliciarem.
Outra experiência hoteleira vivenciada pelo grupo foi conhecer o Mas SalagrosEcoResort, o primeiro resort ecológico da Espanha. O local encanta por ser decorado com materiais naturais e ecológicos, assim como os produtos de higiene pessoal dispostos aos clientes. Na gastronomia, os produtos utilizados são orgânicos, produzidos por agricultores locais.
Já imaginou um campo de golfe sustentável? No Camiral Golf & Wellness há um corredor ecológico para a biodiversidade e reprodução de animais. Considerado o resort mais luxuoso da Costa Brava, o lugar possui 300 ha (hectares) de densas florestas, sendo um exemplo de respeito ao meio ambiente. Está localizado a apenas uma hora de Barcelona e 10 minutos da cidade histórica de Girona.
Em Girona, o grupo do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade fez o city tour e ficou impressionado com a história do lugar, que soma mais de 2 mil anos, e constituída por muralhas medievais, ponte antigas, ruas estreitas e sinuosas. Depois seguiram viagem pela Costa Brava com paisagens exuberantes, trilhas margeando o mar e uma vista deslumbrante do mar mediterrâneo.
A valorização e o consumo de produtos da região estiveram presentes ao longo das visitas, demonstrando a importância de desenvolver negócios locais, prezando pela cultura e a economia regional. O almoço servido na loja Abricoc foi uma demonstração de consumo dos produtos locais, como vinhos, queijos, embutidos e outros. Em seguida, a ida até a Oficina de Barro e Cerâmica deu oportunidade aos visitantes de aprenderem como manusear a cerâmica e, ao término da explanação, a chance de cada um confeccionar sua própria peça.
Outro exemplo de sustentabilidade foi o reaproveitamento de uma mina desativada, localizada no sopé de um vulcão inativo, criando um atrativo turístico no Parque Natural da Zona Vulcânica de Garrocha. Lá é possível caminhar pelo interior da mina, entender a história, fazer trilha e conhecer os parques da área. Ao término do passeio, o grupo teve a oportunidade de experimentar a comida vulcânica, servido em um dos restaurantes típicos daquela região.
Em Tarragona, na Costa Daurada (Costa Dourada), cidade banhada pelo mar mediterrâneo, chamou atenção do grupo a arquitetura romana no meio da cidade, onde há ruínas romanescas em diversos pontos das ruas, além de torres, pirâmides, estátuas. Ainda, na Costa Daurada foi possível conhecer a concepção do sistema de indicadores, criado para uma gestão sustentável das praias.
Turismo e sustentabilidade estão latentes no Parque Aventura, principalmente na questão energética. O parque é mantido por energia limpa, produzida por placas solares, correspondendo a 30% da energia consumida. Para se ter uma noção do consumo energético, esse complexo possui 6 hotéis e 3 parques temáticos, o que corresponde praticamente a uma cidade maior que a do principado de Mônaco. Um desses parques, o Port Aventura, é considerado o terceiro maior parque temático da Europa. Além da energia, há também a captação de água e outros exemplos de sustentabilidade no complexo.
Na sustentabilidade de produtos, o exemplo do Cavas Freixanet deixou o grupo do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade maravilhado, já que não cultivam nenhuma uva, mas é o maior produtor mundial de cavas, que são um tipo de vinho espumante; exportam para 150 países e vendem ao ano 109 milhões de garrafas. Todas as uvas utilizadas na produção dos vinhos espumantes são oriundas de vinicultores locais, aliás, toda a cadeia de produção e distribuição do vinho é feita de modo sustentável.
Eis aqui alguns exemplos dessa viagem inesquecível à Catalunha (Espanha), vendo-se claramente a importância de o turismo e a sustentabilidade estarem juntos para o sucesso de um destino.
Por Ascom, SPRINT Dados
Comments