A fé move montanhas e o turismo religioso move milhares de pessoas. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) são 340 milhões de turistas no mundo, viajando a lugares sagrados que possuem templos, igrejas, mesquitas, sinagogas e outros locais de culto, a fim de vivenciarem experiências espirituais e religiosas. Os dados apontam, ainda, que as movimentações desses turistas geram uma receita que gira entre 15 e 18 bilhões de euros.
Dados do Ministério do Turismo (MTur) mostram que no Brasil, 18 milhões de viagens são incentivadas pela fé, movimentando cerca de R$15 bilhões anualmente. É importante ressaltar que o turismo religioso estimula os setores de hospedagem, alimentação e transporte. Ocorre, também, que muitos turistas religiosos fazem doações aos locais de culto visitados, o que contribui para a manutenção e expansão desses espaços, fomentando a economia ao gerar empregos e rendas.
No Brasil existem diversos destinos importantes para o turismo religioso e um dos principais destinos é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, localizado em Aparecida do Norte (SP), considerado o maior santuário mariano do mundo, recebendo uma média de 12 milhões de romeiros por ano, segundo o portal Aleteia.
Outro destino religioso no Brasil é a cidade de Belém (PA), que sedia o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Esta celebração católica ocorre sempre no segundo domingo de outubro e movimenta, sozinha, cerca de R$ 32 milhões de reais. Mais de 2,5 milhões de fiéis participam dessa grande romaria, percorrendo algumas ruas da capital paraense.
O Santuário de Padre Cícero, localizado na cidade de Juazeiro do Norte (CE), também atrai fiéis de todo o país em busca de bênçãos e curas milagrosas. Segundo o site G1, em 2019 a estátua de Padre Cícero atraiu 2,5 milhões de visitantes.
Àqueles destinos, acrescenta-se a cidade de Trindade, em Goiás, conhecida pela devoção ao Divino Pai Eterno. Em 2020, de acordo com o site Terra, entre a última sexta-feira de junho e o primeiro domingo de julho, aproximadamente 3 milhões de fiéis peregrinaram até a cidade, durante o período de 10 dias.
No cenário internacional, a cidade de Jerusalém, a cidade do Vaticano e Meca são alguns dos principais destinos de turismo religioso.
A cidade de Jerusalém, em Israel, localizada entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, é formada por partes de Israel, Cisjordânia e Jordânia. O nome “Terra Santa” foi escolhido em razão do seu valor histórico para as três grandes religiões monoteístas do mundo (judaísmo, cristianismo e islamismo), sendo considerada uma terra sagrada. Recebe em média 3,6 milhões de turistas por ano.
Sede da Igreja Católica Romana, a cidade do Vaticano, em Roma, é a residência do Papa, chefe supremo da igreja católica. Anualmente, cerca de 6 milhões de turistas visitam o Vaticano para ver o Papa. Além deste objetivo, os turistas também passam pela Praça São Pedro e pela Basílica.
A cidade de Meca, localizada na Arábia Saudita, é o local de peregrinação para os muçulmanos, e considerada a cidade de nascimento do profeta Maomé, fundador da religião. Milhares de muçulmanos peregrinam todos os anos até aquele lugar sagrado. Segundo o Alcorão, todo muçulmano (xiitas e sunitas) deve viajar a Meca ao menos uma vez na vida. Dados do site conhecimento científico mostram que anualmente 13 milhões de muçulmanos visitam Meca.
Por Ascom, Sprint Dados
Comments