Você sabe como calcular a amostragem em uma pesquisa?
Realizar estudos precisos e representativos é essencial para entender uma realidade. No turismo ela pode ser utilizada para compreender o comportamento dos turistas, a eficácia de estratégias de marketing, a satisfação dos visitantes, dentre muitos outros aspectos. No entanto, analisar cada membro de uma população inteira é impraticável, então recorremos à amostragem. Uma amostragem, significa a seleção de um grupo representativa do todo. Não é apenas uma questão de números, mas um processo meticuloso baseado em princípios estatísticos, para garantir a qualidade da pesquisa e a segurança dos dados coletados.
Neste artigo, exploraremos a metodologia de cálculo de amostra com base nos princípios da Teoria da Amostragem, conforme apresentado por Gil no capítulo "A Amostragem na Pesquisa Social”, presente no seu livro “Métodos e Técnicas de Pesquisa Social” (2ª edição, 1989).
Estabelecemos que amostragem é uma ferramenta essencial para quem trabalha com pesquisa.
Como vimos, ao selecionar uma amostra representativa de uma população, podemos inferir conclusões precisas sem precisar analisar todos os elementos do universo em questão. Mas como calcular corretamente o tamanho da amostra e garantir que ela seja significativa?
Para ajudar você a dominar essa técnica, criamos um eBook exclusivo que detalha todo o processo de amostragem, desde a escolha da população até o cálculo da margem de erro.
Se você deseja não apenas dominar o cálculo de amostras, mas também aprender a apresentar seus dados de forma visualmente atraente e eficaz, o eBook da SPRINT DADOS é ideal para você.
Além de abordar metodologias de pesquisa, ele traz uma seção completa sobre os principais tipos de gráficos e como usá-los corretamente para comunicar suas descobertas de maneira clara e impactante.
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