CEO da SPRINT Dados, em conjunto como Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (LETS) da Universidade de Brasília lançam o livro Big Data no Turismo
O Big Data é um tema que tem estado em evidência atualmente, em razão dos grandes volumes de dados que são gerados diariamente. A análise de imensas massas de dados consolida-se em diversos setores, a exemplo do turismo, proporcionando uma gestão efetiva e estratégica com melhores resultados. Desta forma, Big Data é um tema que desperta interesse, curiosidade e, ainda, muitas perguntas.
A fim de contribuir para esse debate, o LETS lança o livro “Big Data no Turismo: conceitos e aplicações”, escrito por Rayane Ruas. A pesquisadora do LETS atualmente reside em Portugal, onde desenvolve seu doutorado na Universidade de Aveiro. O livro nasce de suas pesquisas como doutoranda e de sua atuação profissional como consultora na área.
Rayane tem ligação com a UnB desde o seu mestrado, realizado no Centro de Excelência em
Turismo da UnB. Além disso, já atuou no setor público do DF como responsável pelo
Observatório do Turismo, entre 2014 e 2018. Atualmente é fundadora e CEO da SPRINT Dados, empresa de consultoria especializada em análise de dados para o turismo, onde tem atendido diversos destinos e empresários de norte a sul do Brasil e desenvolve a área de inteligência da
Associação Brasileira de Operadores de Viagens – BRAZTOA, com elaboração de Anuários
Estatísticos e Boletins de monitoramento.
“Big Data no Turismo: conceitos e aplicações” tem como público-alvo empresários, gestores, estudantes e curiosos pelo do setor de turismo.
O livro tem como objetivo tornar o conhecimento acadêmico compreensível e aplicável pelo leitor. Por essa razão, utiliza uma linguagem acessível e explica termos técnicos de forma simples para que haja melhor compreensão do tema. Rayane Ruas, explica:
“o meu propósito enquanto pesquisadora e consultora é empoderar gestores, empresários e a sociedade sobre as oportunidades e possibilidades geradas pelo Big Data, para que todos possam se beneficiar dele. Este livro é a materialização deste desejo e espero que ele desmistifique a ideia de que o Big Data é complexo, caro e só é útil para as grandes corporações, pois é exatamente ao contrário, ele pode e deve ser utilizado por todos, trazendo benefícios reais para a gestão de empresas e destinos!”
A obra aborda a definição e características do Big Data, bem como as suas etapas e requisitos para ser implementada. Apresenta como o Big Data se conecta com o turismo e com a sustentabilidade, apresentando exemplos práticos da sua aplicação. Ao final, o livro apresenta uma proposta de passos para quem deseja implementar uma gestão de Big Data no setor de Turismo.
A Profa. Belém Barbosa, da Universidade do Porto, ressalta no capítulo de abertura do livro que “este livro é uma ferramenta para gestores do setor do turismo com curiosidade sobre o tema e que pretendam trabalhar Big Data, não sabendo por onde começar. Em um meio digital pleno de oportunidades e desafios, e em que a relevância da comunicação e do marketing digital fazem toda a diferença para ser encontrado e ser ouvido, o Big Data permite, em última análise, identificar de forma rigorosa quem são os nossos clientes ideais e definir estratégias eficazes para os alcançar, encantar e envolver.
O evento de lançamento do livro reuniu pesquisadores e professores do Brasil e de Portugal. E você pode assistir a gravação do lançamento no link abaixo.
Você também pode ouvir a Participação da Rayane no podcast HUB Turismo, com a Jeanine Pires, aqui.
A Coordenadora do LETS, Profa. Dra. Helena Costa, afirma que
“esta obra é especial porque traz um conteúdo muito interessante e contemporâneo de forma leve e acessível. Além disso, nos dá a alegria de fortalecer nossas parcerias acadêmicas com colegas portugueses tão competentes nas temáticas de tecnologia e turismo”.
O Livro “Big Data no Turismo: conceitos e aplicações” inaugura a Coleção Mirante, parte do Selo editorial LETS. Essa coleção se propõe a lançar publicações sobre temas atuais e relevantes, de modo que as contribuições acadêmicas e científicas estejam mais acessíveis para a sociedade de modo geral. O nome Mirante nos sugere a ideia de estarmos em um ponto privilegiado de observação de uma ampla paisagem. Como as demais publicações do Selo editorial LETS, a publicação será digital e de livre acesso.
Sobre o Selo Editorial LETS
O Selo editorial LETS tem como propósito ampliar a comunicação científica sobre temas de turismo e sustentabilidade, por meio de materiais originais e acessíveis digitalmente. Para isso, conta com duas Coleções:
✅ Coleção Travessias: apresenta obras dedicadas a divulgar pesquisas científicas, mais voltadas para o público acadêmico.
✅ Coleção Mirante: oferece obras com caráter de extensão e ensino, dedicadas a observar uma temática emergente e/ou simplificar conceitos para um público ampliado.
Os livros lançados pelo Selo editorial LETS são digitais, de acesso livre, trazem ISBN, ou seja, o registro na Câmara Brasileira de Livros, e contam com Conselho Editorial. As obras podem ser acessadas pelo site www.lets.etc.br e pelo portal de livros digitais da UnB (https://livros.unb.br/index.php/portal )
A qualidade dos materiais é assegurada por seu Conselho Editorial, composto por dois núcleos: um Comitê Editorial e um Conselho Científico, ambos com a finalidade de aportar ainda mais credibilidade para os materiais publicados ao longo dos processos de revisão por pares. Os conselheiros, nacionais e internacionais, agregam suas múltiplas especialidades, experiências e robustas trajetórias profissionais nas temáticas centrais a que o LETS se dedica.
Conheça a composição do Conselho Editorial:
- Comitê Editorial: Camila Rodrigues - UFRRJ, David Bouças - UFMA, Helena Costa - UnB, João Paulo Faria Tasso-- UnB e Susy Simonetti - UEA
- Conselho Científico: Carlos Costa (Universidade de Aveiro - Portugal), Cláudia Leitão - UECE, Elimar Nascimento - UnB, Kathleen Andereck (Arizona State University), Marcus Polette - UNIVALI, Marta Irving - UFRJ, Rita de Cássia Ariza da Cruz - USP, Vinicius Lages - Sebrae
Sobre a Autora:
Rayane Ruas é Doutoranda em Turismo na Universidade de Aveiro, onde investiga a utilização das tecnologias e do Big Data no turismo. É pesquisadora do Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (LETS/UnB). É também Fundadora da SPRINT Dados, consultoria especializada na gestão por dados no turismo. Possui no portifólio soluções que vão desde otimização e automatização dos processos de coleta e estruturação de dados, até a seleção e compra de Big Data, agregando serviços de análise, interpretação e aplicação no setor de turismo.
Possui Mestrado em Turismo pelo Centro Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), MBA em Gestão de Projetos e Marketing Digital, na AVM Educacional, e é pós-graduada em gestão de Património, Cultura e Turismo Sustentável pela Fundação Ortega y Gasset (Argentina).
Com 15 anos de atuação no turismo, tanto na esfera pública e privada, já foi Diretora do Observatório de Turismo do Distrito Federal (DF), onde foram desenvolvidas mais de 25 pesquisas, com mais de 52 mil pessoas entrevistadas, e articulação e integração de dados de 12 entidades. Atualmente com a SPRINT Dados desenvolve toda a parte de inteligência da Associação Brasileira de Operadoras de Viagens - BRAZTOA.
Sobre o LETS:
O Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade (LETS), criado em 2007, no Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília, é uma rede interdisciplinar de pesquisadores em turismo e sustentabilidade. Dedica-se a estudos, publicações, ensino e consultoria, articulando, nacional e internacionalmente, pesquisadores com projetos e trabalhos junto a governos, organismos multilaterais, agências de cooperação e empresa.
Contatos:
Professora da UnB, coordenadora do LETS/UnB: Helena Costa (ADM). Contato: 61 98153-0425;
Pesquisadora do LETS, autora do livro: Rayane Ruas. Contato: rayane.ruas@gmail.com, Whatsapp: +351 937047231
Comments