top of page

Destinos para comemorar o “Dia dos Namorados” no Brasil e no mundo

Atualizado: 29 de jul. de 2023



Você conhece a história por detrás do “Dia dos Namorados” no Brasil? Sabe por que não a comemoramos no tradicional Valentines Day (Dia de São Valentim) como a maior parte dos países da Europa e América? Aproveitando esta data comemorativa, vamos te contar o que está por detrás disso tudo!


Era 1949 quando o publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo que se chama também João Dória, queria melhorar as vendas do mês de junho, e assim criou uma campanha para a extinta Clipper para o dia 12 de junho. Momento em que começou no Brasil as comemorações pelo “Dia dos Namorados”. A data escolhida não foi ao acaso, afinal, antecede o dia de Santo Antônio, o famoso “santo casamenteiro”. Como se pode ver, a campanha foi um sucesso e iniciou uma nova tradição brasileira, que desde então, todos os anos os casais brasileiros apaixonados celebram o amor.


Já na Europa e nos Estados Unidos a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, que iniciou essa tradição no século III. Há várias explicações para a origem da data, a principal é que surgiu com o bispo São Valentim, que fazia celebrações de casamento de jovens naquela época, de modo clandestino. Isso porque o Imperador Cláudio II proibira o casamento, porque achava que soldados solteiros eram melhores combatentes. Todavia, São Valentim foi descoberto e acabou por ser preso, momento em que se apaixonou pela filha cega do carcereiro. Como um bom apaixonado, ele começou a escrever cartas de amor. Daí também surgiu a tradição de escrever cartões no dia de São Valentim às pessoas amadas (Não só ao parceiro, mas aos pais, amigos, familiares…).


Agora vamos falar de Turismo? Afinal, nada melhor do que uma viagem romântica, não é?


Segundo a revista britânica “Condé Nast Traveller”, especializada em turismo, os principais destinos românticos internacionais são: Santorini (Grécia), Ilhas Maldivas (Polinésia Francesa), Paris (França), Marrakesh (Marrocos) e Tulum (México).


A Ilha de Santorini, na Grécia, foi eleita o primeiro destino dos casais que buscam um turismo a dois, já que é considerada a ilha mais bonita da Grécia, com suas paisagens privilegiadas e um lindo pôr do sol.


As Ilhas Maldivas, na Polinésia Francesa, não podia ficar fora dessa lista. Sendo um verdadeiro pedaço do paraíso, com a beleza da cor do mar em tom azul turquesa e águas cristalinas, perfeita para quem quer aproveitar um lugar mais isolado e tranquilo.


A bela Paris, na França, é obviamente um lugar tão sonhado por muitos casais. Conhecida como a cidade-luz, seu cartão-postal é a Torre Eiffel, com mais de 120 anos. O que não pode faltar no roteiro de Paris é o passeio no Rio Sena, onde se cria um cenário perfeito para um pedido de casamento.


Marrakesh, no Marrocos, é ideal para os casais que gostam de verão. A região é sempre ensolarada, tem como atrações os Souks – mercados tradicionais árabes, onde se pode ver de tudo –, e os passeios no deserto.

Já a cidade de Tulum, no México, é para quem gosta de um clima mais boêmio e chique. Com suas praias douradas e tranquilas, tem estruturas mais luxuosas e com privacidade, além das históricas ruínas maias e sítios arqueológicos.


Conheça os destinos românticos brasileiros mais procurados


De acordo com o blog “Segue Viagem”, os destinos mais procurados para todos os gostos dos casais românticos brasileiros são:


· Gramado (RS). Um dos destinos mais românticos do país, a serra gaúcha e seus parques, os museus, os bons restaurantes e as lojas de chocolate artesanal tornaram esse destino um cenário com clima agradável, proporcionando uma experiência única. E, claro, não perca o passeio de trem da Maria Fumaça.


· Armação dos Búzios (RJ). É um destino para casais que amam praias. Oferece muitas opções de pousada, excelentes passeios de barco, além de poder contemplar aquele pôr do sol, sempre em sintonia com o ar de leveza local.


· Bonito (MS). Indicado para o casal que gosta mais de ecoturismo. Mesmo sendo uma cidade pequena, tem muito a oferecer para quem gosta de se aventurar. Há diversas grutas; as duas mais famosas são a do Lago Azul e a de São Miguel. Não pode ficar de fora do roteiro o Rio de Prata, que proporciona passeios de flutuação, permitindo a visualização dos peixes.


· Trancoso (BA). Principal vilarejo do município de Porto Seguro, a localidade possui praias apaixonantes, paisagens fantásticas e proximidade com o vilarejo Arraial d'Ajuda, em Caraíva, também pertencente àquele município.


· Campos do Jordão (SP). É um dos destinos preferidos por casais em qualquer que seja a estação do ano, por proporcionar um clima romântico. Uma das principais atrações é a Vila Capivari, que oferece um passeio agradável. Imperdível também é andar de teleférico para curtir a paisagem.



Por Ascom, Sprint Dados

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page