top of page

Vendas de viagens para as férias de verão devem crescer 36%

 


Dados são do Boletim Braztoa 2023 - 2º Semestre, que destaca os destinos exóticos, cruzeiros, fortalecimento das viagens internacionais e pessoas viajando mais vezes no ano como tendências para 2024 



Imagem: Acervo MTur

 

 

A virada do ano está se aproximando e as expectativas positivas para o Turismo em 2023 começam a se consolidar. 2024 ainda não chegou, mas o timing é ideal para revisitar os desafios e conquistas passados e lançar o olhar para as tendências e oportunidades que nortearão a indústria de viagens. Esse é o papel do Boletim Braztoa 2023 - 2º Semestre, pesquisa realizada a partir de uma parceria da BRAZTOA com a SPRINT Dados, que traça o desempenho das operadoras de turismo, além de um panorama do que está por vir nos próximos 12 meses. 

 

Começando pelo volume de vendas, 47,37% das operadoras estão com o faturamento dentro do planejado, 36,84% acima do programado, 10,53% muito acima das expectativas e apenas 5,26% abaixo do esperado.

 

No ranking de destinos nacionais mais procurados para o Natal figuram Gramado em primeiro lugar, Maceió em segundo e Porto de Galinhas na terceira colocação. Quando falamos de Réveillon, o topo fica com o Rio de Janeiro, seguido de Salvador, Foz do Iguaçu e Fortaleza, nas segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

 

Já para as Férias de Verão 23/24, o levantamento traz um mix de destinos que ocuparam o mesmo patamar de buscas, com a presença de Bonito, Fortaleza, Maceió, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro e Salvador.

 

No internacional, entre os destinos mais procurados para o Natal, Nova York figura na primeira colocação, enquanto Orlando fica em segundo, Paris em terceiro e Buenos Aires na quarta colocação. Já no Réveillon, Dubai está em primeiro lugar, seguido de Lisboa, Orlando e Punta Cana. Para as Férias de Verão 23/24, Orlando, Paris, Punta Cana, Cancun, Nova York formam o ranking em ordem de buscas.

 

Em relação aos produtos comercializados, os roteiros completos, composto por transporte aéreo, hospedagem e serviços e passeios locais,  lideram em todos os períodos.

 

Expectativas para 2023 e Tendências para 2024

 

As operadoras BRAZTOA estão confiantes de que este ano se consolide como um período positivo e de crescimento. A maior expectativa está para as férias de verão 23/24, com projeção de 36% de crescimento em relação ao ano anterior. Para estas empresas, as vendas para o Natal devem ser 18,24% maiores e para o Réveillon, 20,83% acima do que foi realizado no ano passado.

 

As festividades têm sua importância, mas o levantamento também mostra a força das vendas de viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, representando 22,26% do faturamento do ano. As férias de julho apareceram em segundo lugar, com 16,05%, As viagens para 2024 representam 13,95%, as férias de verão 23/24 11,70%, e feriados durante o ano de 2023, 10,68%. O Natal e o Réveillon aparecem com 6,47% e 7,42% do faturamento, respectivamente.

 

Lançando o olhar para o futuro, a busca por destinos exóticos, os cruzeiros, o fortalecimento das viagens internacionais e os clientes viajando mais vezes no ano aparecem entre as tendências mais fortes para 2024 entre as operadoras.

Por fim, o estudo ainda traça um panorama dos principais desafios do setor, no qual a guerra e altos custos e baixa disponibilidade do aéreo foram apontados pela maior parte das empresas pesquisadas. 

 

“Até aqui, 2023 tem sido um ano desafiador, mas também de crescimento para o Turismo. Ele deve se consolidar como uma temporada acima de 2019, ano anterior à pandemia, solidificando a força da indústria de viagens no País. As operadoras, assim como o mercado de Turismo como um todo, têm mostrado resiliência para superar desafios e os resultados que virão no final de ano devem mostrar isso”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da BRAZTOA.

 

Sobre a BRAZTOA


A BRAZTOA - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - reúne e representa algumas das principais operadoras e marcas de turismo no setor de viagens de lazer no Brasil.

 

Durante o ano de 2022, as operadoras associadas à BRAZTOA faturaram R$ 11,55 bilhões e realizaram 8,4 milhões de embarques.

 

Entidade vanguardista e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias de apoio à comercialização e que valorizam as atividades empresariais dos associados, também ações institucionais, representando e defendendo os interesses dos associados e do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, autoridades governamentais, outras entidades do setor, imprensa e mercado, além de estar comprometida com o fomento do setor, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável.

 

Ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, tem trabalhado com o objetivo de gerar benefícios e valorizar a atuação dos operadores e contribuir para o fortalecimento do setor, reafirmando constantemente sua missão de inovar e antecipar as demandas de mercado, se consolidando como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo no Brasil.

  

Sobre a SPRINT Dados


A SPRINT Dados é uma consultoria especializada que desenvolve soluções para a gestão por dados no turismo. Trabalha com a estruturação de dados, desenvolvimento de estudos e pesquisas, e ainda extração e análise de Big Data para o turismo.

 

Por reconhecer o poder que os dados bem estruturados e aplicados têm de impulsionar e desenvolver, empresas, organizações, cidades e destinos turísticos. Tem por objetivo difundir esta prática e apoiar o maior número de gestores a implementar uma gestão por dados.

 

Fonte: Ascom-Braztoa

 


1 visualização0 comentário
bottom of page