Ao longo do ano de 2023 foram muitos desafios e realizações. A SPRINT Dados saiu da zona de conforto para ir ao atendimento de novos e diferentes clientes; elaborou diversos projetos; entregou plataforma; trabalhou com vários municípios brasileiros; fez a entrega de duas grandes pesquisas: a “Demanda do Turismo Rural” e a “Ecoar” (sobre ecoturismo), ambas angariaram mais de 5 mil respostas.
A equipe SPRINT Dados também trabalhou em diferentes planejamentos, conseguiu inserir a cultura dos dados nas gestões de diversos destinos. Participou de 7 eventos internacionais (feiras, viagens e congressos); realizou 19 palestras e seminários; gerou mais de 65 painéis interativos e atualizados, dentre outras realizações.
Trabalhou com fontes de dados primários, oficiais e Big Data, com os quais elaborou projetos conforme a necessidade de cada cliente. Este é o princípio e força motriz: não só trabalhar com dados, mas que os dados tragam bons resultados.
Veja agora, na prática, como esses dados foram entregues aos clientes e materializados em produtos ou serviços entregues ao longo de 2023.
· ALUMIA. Plataforma de inteligência turística do Mato Grosso do Sul. É uma realização da FundTurMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), em parceria com o IPF (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Fecomércio) e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania do Governo do Mato Grosso do Sul. Projeto desenvolvido pela SPRINT Dados, cuja equipe trabalhou mais de 2.500 horas para produzi-lo, o que gerou mais de 40 painéis, com a utilização de mais de 27 de fontes de dados diferentes.
· OLHAR BRAZTOA. O documento “Olhar Braztoa 2023” integrou o Anuário Braztoa 2023. Ele apresentou ao mercado do turismo as tendências em viagens, dando respostas a partir de aspectos da realidade das operadoras Braztoa.
· ANUÁRIO BRAZTOA. Apresentou números inéditos do mercado turístico brasileiro a partir dos resultados consolidados das operadoras de turismo vinculadas à Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). O anuário mostrou movimentações de viagens dentro e fora do Brasil, faturamento, embarques, comportamento do turista, destinos mais vendidos, além de análises do contexto econômico nacional e internacional.
· PRÊMIO BRAZTOA DE SUSTENTABILIDADE. Promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (BRAZTOA), com apoio do Ministério do Turismo, o prêmio teve toda a execução técnica feita pela SPRINT Dados. A última edição contou com um total de 89 inscritos; desses, 27 foram finalistas e, ao final, 10 iniciativas foram vencedoras, premiadas por contemplarem soluções de sustentabilidade e pensamento coletivo no mercado turístico.
· PESQUISA DE DEMANDA DO TURISMO RURAL. A “Demanda do Turismo Rural” é uma pesquisa elaborada pela SPRINT Dados, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Rede Turismo Rural Consciente (TRC). A segunda edição da pesquisa surpreendeu todas as expectativas, pois no período de 45 dias obteve 1.615 respostas. Esse trabalho fez um grande diagnóstico do perfil, das preferências e das necessidades do público brasileiro em relação ao turismo rural, para que seja possível, com os dados obtidos, subsidiar o planejamento e a estruturação de produtos para o setor.
· PESQUISA ECOAR. Na busca de mensurar a atividade de ecoturismo no Brasil, a pesquisa ECOAR foi realizada pelo Polo Sebrae de Ecoturismo, com os apoios do Ministério do Turismo (MTur), da Embratur, da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo (ABETA) e a consultoria técnica da SPRINT Dados.
· CONECTA IGU. Pela primeira vez a SPRINT Dados participa de um programa de aceleração do turismo, tendo sido selecionada para apresentar soluções na gestão de dados para o turismo brasileiro. O Programa de Inovação em Turismo, conhecido como “Conecta IGU”, é um contrato de parceria firmado entre a Fundação PTI-BR (Fundação Parque Tecnológico Itaipu) e a EMBRATUR (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo).
· PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA TURÍSTICA DE BRASÍLIA. Este programa foi iniciado com uma oficina, envolvendo os principais stakeholders, para identificar as suas maiores necessidades em relação a dados. As informações coletadas foram processadas, e separados os indicadores de pesquisa viáveis para subsidiar os gestores. A partir de janeiro de 2024, a SPRINT Dados dará início à execução do programa de inteligência turística para Brasília.
A CEO da SPRINT Dados, Rayane Ruas, destaca que “a SPRINT Dados não é apenas a Rayane. Somos uma equipe multidisciplinar, que venceu desafios no ano de 2023, e que está pronta para os atuais e novos projetos de 2024. Aproveito para agradecer imensamente aos clientes, fornecedores e parceiros por estarem juntos conosco nessa busca por mais inovação, tecnologia, por dados de qualidade. Quero deixar um agradecimento muito especial à equipe SPRINT Dados, pois sem vocês nada do que fizemos este ano seria possível.”, frisa.
Por Ascom, SPRINT Dados
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