top of page

Turismo e Big Data: SPRINT Dados impulsiona pelo Programa Conecta IGU

Atualizado: 30 de abr.

A startup SPRINT Dados tem o propósito de ser a ponte entre os dados, a tecnologia e a inovação e o setor turístico no país

 

Especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções para a gestão de dados para o turismo, a SPRINT Dados, do Distrito Federal (DF), é uma das startups selecionadas para a fase de aceleração do Programa Conecta IGU, parceria da Embratur com o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Itaipu Binacional que está transformando o setor do turismo no Brasil.  

 

A empresa atua com o desenvolvimento de soluções que contemplam desde a estruturação e a organização de dados internos, integração de diversas fontes, estudos de mercados, a pesquisas de demandas do perfil dos turistas e Big Data. Aprimorando as suas expertises no Conecta IGU, oobjetivo da SPRINT Dados é atingir os indicadores necessários, como o número de turistas, suas origens, modais de transporte utilizados e tempo de permanência no destino dos turistas.

 

De acordo com a CEO da SPRINT Dados, turismóloga, pesquisadora e autora do livro “Big Data no Turismo: Conceito e Aplicações”, Rayane Ruas, a startup entrega soluções em dados para o mercado nacional e internacional a partir da análise e compreensão das necessidades específicas desse mercado.

“Trazemos soluções moduláveis e com parâmetros ajustáveis para cada realidade. Oferecemos aos nossos clientes dashboards contendo dados atualizados periodicamente, com navegação intuitiva e otimizada, voltada para o setor de turismo”, explica Rayane.

 

Segundo a CEO, a empresa realiza uma curadoria em seu vasto portfólio de fornecedores de dados, visando selecionar os melhores provedores de informações, com o fim de apresentar o melhor custo-benefício para cada destino.

“Ainda, oferecemos consultoria para o envolvimento, qualificação e empoderamento dos gestores, para que possam se apropriar dos dados e aplicá-los em sua empresa ou destino, e perceber os insights valiosos que permitem tornar a gestão mais eficiente”, destaca.

 

Conecta IGU

 

Ao ler o edital, a startup percebeu o fit entre a expertise na extração de dados (a partir de algoritmos próprios), tratamento, cruzamento de dados e entrega de forma otimizada da informação com o desafio proposto.

“Identificamos que testar e validar soluções dentro de um ambiente real, que nos conecta com o mercado do turismo brasileiro, seria uma mais valia não só para a nossa solução, mas para a empresa como um todo”, conta Rayane.

 

A CEO complementa afirmando que participar do Conecta IGU, estar em contato direto com o PTI e a Embratur, é uma excelente oportunidade “de apresentar uma solução robusta, demonstrando que os dados do turismo provenientes de fontes diversas, e analisados de maneira integrada, podem trazer excelentes resultados e acessíveis aos diversos públicos”.


Fortalecimento do turismo com Big Data

 

A solução da startup proposta ao Conecta IGU já está na fase final do seu desenvolvimento, com a seleção e integração dos dados finalizada e os próximos passos incluem os trabalhos com os algoritmos de Data Analytics para realizar cruzamentos dos dados e chegar aos indicadores propostos com uma ótima margem de segurança e confiança dos dados.

“A aceleração do programa oferece um suporte que vai muito além de elaboração, teste e entrega da solução proposta, mas busca, realmente, fortalecer a startup, seus processos, procedimentos e produtos. Pretendemos aproveitar ao máximo cada um destes momentos e concluirmos essa jornada com sucesso”, disse.

“O Conecta IGU é o primeiro desafio em que nos inscrevemos e recebemos reconhecimento e aporte. Também fomos selecionados para um programa similar em Portugal, o Tourism Advance, que nos desafia a desenvolver uma solução de integração e gestão de dados para uma importante agencia de viagens corporativa portuguesa. Esperamos que este seja o primeiro de muitos, porque desejamos contribuir para o crescimento e desenvolvimento do turismo brasileiro”, destacou Rayane.

 

Por fim, de acordo com a CEO, a SPRINT Dados tem como missão difundir essas soluções por todos os estados, municípios e regiões turísticas. “Pretendemos, até o final do ano, alcançar 10 novos destinos atendidos e beneficiados pelas nossas soluções e, consequentemente, fortalecidos pela gestão por dados”, concluiu.

 

Quer saber mais sobre o impacto dos dados e Inteligência artificial? Não deixe de conferir este vídeo.



Para conhecer mais sobre a startup, acesse www.sprintdados.com.br, ou acompanhe a empresa pelo Instagram @sprint.dados ou LinkedIn /sprintdados.

 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page