top of page

Reunião de benchmarking debate a importância do uso de dados no turismo

Atualizado: 29 de jul. de 2023





A CEO da SPRINT Dados, Rayane Ruas, no formato on line, reuniu-se no dia 17 de maio com gestores e empresários do turismo de Brasília, para apresentar a importância do uso de dados no turismo. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as soluções apresentadas pela SPRINT Dados para elevar o turismo brasileiro a grandes patamares de desenvolvimento e crescimento.


“Inicialmente a reunião estava prevista para ocorrer presencialmente em Aveiro, durante ações de benchmarking da Missão Empresarial Internacional do Sebrae/DF com um grupo de 20 empresários brasileiros do ramo do turismo, que estiveram em Portugal para aprender as práticas com as instituições e empresas dos destinos portugueses com foco em turismo, inovação e economia criativa. Entretanto, com a sobrecarga da agenda do grupo que passou por Lisboa, Covilhã, Aveiro e Porto, optou-se pela realização on line”, conta Rayane Ruas.


Somente com informações de qualidade é possível atrair investimentos no setor turístico e isso passa pelo processo de conhecimento dos turistas que visitam o destino. Na explanação, foi posto que a SPRINT Dados desenvolve soluções para suprir demandas por dados de turistas, empreendimentos e economia. Um exemplo de serviço é a criação de dashboards (painéis interativos que substituem as planilhas de Excel), que são extremamente úteis aos gestores do turismo.




Na pauta, foi exposto também o uso de dados do Big Data que leva os gestores a um caminho de interpretação da realidade. Em seguida, Rayane Ruas apresentou cases de sucesso, citando o Polo Sebrae de Ecoturismo, o Circuito das Águas Paulista, a Braztoa e, ainda, a criação de uma plataforma de turismo com dados de todo o setor operante na atividade turística.


“Trabalhamos com uma trilha para empoderar os gestores e empresários com dados. Essa trilha começa com a estruturação dos dados primários, análise de dados oficiais e estruturados, e ainda o cruzamento e análise de Big Data”, ressalta Rayane Ruas.


Ao término da reunião, todos os participantes estavam entusiasmados com as soluções apresentadas para o uso de dados no turismo. “Já tinha visto várias apresentações sobre dados, mas estou impactada com a compilação de dados mostrada nesta plataforma turística elaborada pela SPRINT Dados”, destaca a Analista do Sebrae/DF Nathália Hallack.


Por Ascom, Sprint Dados

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page