top of page

Ecoturismo: Uma tendência existente

Atualizado: 29 de jul. de 2023





















Com o início das atividades pós pandemia, o Turismo de Natureza vem se mostrando como uma

tendência mundial. O viajante passou a valorizar as atividades ao ar livre e o contato maior com a natureza e a população local.


O ecoturismo é uma forma de turismo que busca preservar e valorizar a natureza, a cultura local e a biodiversidade. Ele tem como objetivo oferecer uma experiência única e significativa aos turistas, além de ajudar a proteger e conservar as áreas naturais e culturais que são visitadas.

Além de contribuir para a preservação ambiental, o Ecoturismo também favorece a economia onde mais de 10 mil empresas brasileiras são dedicadas ao setor. A Organização Mundial do Turismo (OMT) aponta que, enquanto o turismo no geral avança 7,5% ao ano, a prática de ecoturismo cresce 20%. No Brasil, cerca de um milhão de viajantes optam pela modalidade, gerando um faturamento de US$ 70 milhões.


O Brasil, por exemplo, é rico em destinos que se enquadram nessa categoria, oferecendo opções para diferentes gostos e orçamentos. Dentre as opções turísticas nesse segmento podemos citar: Fernando de Noronha, Bonito, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Jalapão, dentre diversos outros destinos.


No que diz respeito à prática, o ecoturismo é capaz de estimular a consciência humana sobre a sua relação com a natureza. Isto resulta em interações não apenas com as paisagens naturais, mas também com as comunidades locais presentes nas áreas turísticas, fortalecendo-as economicamente. Há uma expectativa de que este segmento do turismo cresça ainda mais no Brasil em 2023, o que será extremamente benéfico após a pandemia.

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page