top of page

Brasil ocupa o 7º lugar mundial de destino turístico para solteiros



Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que no Brasil há 81 milhões de solteiros e 63 milhões de casados. Diante desse cenário, neste dia 15 de agosto, quando se comemora o Dia dos Solteiros, percebe-se que tem se elevado o número de viagens por pessoas solteiras, sendo uma tendência crescente no mundo todo; e existem várias razões.


Pode-se, então, justificar: há liberdade e autonomia para escolher itinerário, atrações a visitar, horários ou atividades; autoconhecimento, pois estar em ambiente novo e desconhecido pode proporcionar uma reflexão pessoal mais profunda; oportunidades de novas conexões para conhecer moradores locais, viajantes solitários e até grupos de atividades organizadas; flexibilidade e espontaneidade que oportunizam decidir como aproveitar o tempo; superar desafios pessoais ligados ao emocional, especialmente para quem está acostumado a ter a presença de outras pessoas.


Vale ressaltar que viajar só não significa estar completamente sozinho o tempo todo, há oportunidade de conhecer e aproveitar a companhia de outras pessoas durante a viagem. A intenção é aproveitar a experiência de viajar e descobrir o mundo de uma maneira pessoal e única. O Ministério do Turismo aponta que desde 2017 existe um número crescente de estrangeiros entrando sozinhos no Brasil: 30,9 mil em 2017; 31,6 mil em 2018; e 34,8 mil em 2019.


Segundo um levantamento realizado pela US News & World Report, o Brasil apareceu em destaque no cenário internacional, ao ser eleito o sétimo melhor lugar do mundo para quem planeja viajar sozinho. O país foi o único sul-americano a figurar no ranking dos dez mais e ficou à frente de tradicionais destinos como México e Tailândia. Entre os quesitos analisados na pesquisa estavam o clima agradável, a segurança, o paisagístico e a acessibilidade cultural.


Alguns destinos no Brasil são conhecidos por receberem muitos solteiros e por oferecerem uma animada vida noturna. Aqui estão alguns exemplos:


Rio de Janeiro. Conhecida como “cidade maravilhosa”, é famosa por suas praias deslumbrantes, vida noturna agitada e festas animadas. Locais populares para solteiros no Rio incluem a praia de Ipanema, o bairro da Lapa e a região da Zona Sul.


São Paulo. É a maior cidade do Brasil. Oferece ampla variedade de opções para solteiros. Há diversos bares, baladas, restaurantes e eventos culturais espalhados por toda a cidade.


Florianópolis. Conhecida como a “Ilha da Magia”, combina belas praias com uma vida noturna vibrante. A Lagoa da Conceição e a região de Jurerê Internacional são locais populares entre os solteiros.


Salvador. A capital do Estado da Bahia é famosa por suas festas animadas, música ao vivo e comida deliciosa. O Pelourinho, a Praia do Farol da Barra e o bairro Rio Vermelho são lugares populares para aproveitar a vida noturna.


Porto Seguro. É um dos destinos favoritos dos brasileiros. Por lá, você tem a opção de conhecer o centro histórico, as praias maravilhosas de Coroa Vermelha e Recife de Fora e a feira noturna, no coração da cidade. Se tiver mais tempo, não deixe de ir em Arraial d’Ajuda e Trancoso, distritos cheios de belezas naturais.


Veja ainda alguns lugares pelo mundo para solteiros.


Ibiza. É simplesmente o paraíso para quem adora praias e baladas. Dessa maneira, dá para relaxar e se divertir ao mesmo tempo. Tire bons dias para curtir as praias encantadoras, fazer mergulhos, andar de caiaque, almoçar à beira-mar e muito mais.Tudo é muito válido em terras espanholas.


Las Vegas. Também é um destino incrível para agitação. Isso porque a cidade norte-americana é repleta de cassinos que funcionam 24 horas e com muitas baladas. Outra grande dica é conhecer e explorar os grandes hotéis que contam com vistas incríveis e jantares dos deuses.


Suíça. Com moradores bastante respeitosos, o país é uma boa pedida para quem tem vontade de viajar sozinho sem ser incomodado. A companhia de deliciosos chocolates é mais que suficiente. Explore Zurique a pé. Depois, siga para o sul e aproveite tudo o que Genebra tem a oferecer: restaurantes, museus e boates. Se quiser, dê um pulo em Ticino, onde a língua italiana predomina.


Costa Rica. Esse pequeno país, localizado na América Central, é considerado o mais feliz de todo o mundo. Portanto, não deixe de adicioná-lo em sua lista de melhores destinos para viajar sozinho, e conferir os motivos pessoalmente.


Vietnã. Além de ser seguro e receptivo é um destino a ser incluído no roteiro de quem pretende fazer um mochilão pela Ásia, pelo custo de vida altamente convidativo. Hanói reúne restaurantes e lojas que conquistam a quem os conhecem. Vale, também, praticar tai chi no lago Hoan Kiem, visitar as ruínas de Hoi An e pegar um bronzeado na ilha de Phu Quoc.


Por Ascom Sprint Dados

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page